A PARÓQUIA

line_interna.jpg

Todos trabalharam para o crescimento das Pastorais envolvendo a comunidade em suas atividades. Pelo carisma de Dom Guanella,  que se tornou Santo, foi introduzido na Paróquia Santa Cruz, o Louvor à Nossa Senhora do Trabalho, que se tornou nossa Padroeira também. A história de São Luis Guanella nos dá grande testemunho de santidade vivida na fé e caridade aos menos favorecidos.

oie_transparent (2).png

Inicialmente era uma Capelinha, que foi construída pela Família Ramos, por volta de 1910, para cumprir uma promessa por uma graça recebida. Mas só por volta de 1954 ela foi reativada. E para celebrar a missa aos domingos era necessário pedir a padres de outros bairros. Somente em 1965, Padre Narciso Piacentini, foi convidado a celebrar e passou a celebrar até três missas aos finais de semana e uma nova equipe começou a luta para se conseguir um terreno para a construção de uma igreja maior, com salas para catequese e reuniões. Em setembro de 1969 foi concedido o terreno onde ficava a Capelinha, à Congregação dos Servos da Caridade e no ano seguinte 1970, o Bispo Dom Paulo Evaristo Arns nomeou Padre Armando Bredice, como 1º pároco da Capelinha. A Comunidade se mobilizou para a construção da Igreja e finalmente em 30 de abril de 1972 o Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns, carregou a Cruz da Velha Capelinha até a Paróquia Santa Cruz, onde a Cruz foi colocada como Padroeira. E aí nasceu a Paróquia Santa Cruz. A Comunidade foi aumentando e outras salas foram construídas. Também foi construída a Creche Don Guanella, Padre fundador da Congregação dos Servos da Caridade. Salas para a Catequese , Salão Paroquial, Quadra de Esportes e outros recintos, tornando-se assim, um grande complexo  assistencial e evangelizador. Muitos párocos se sucederam no comando da Paróquia Santa Cruz depois do Padre Armando Bredice:
Padre Matteo Matteazzi, Padre Geraldo Ascari, Padre Selso  Feldkircher,
Padre Odacir Lazaretti   e atualmente nosso pároco Padre Flávio. Em 2016, a comunidade se mobilizou pela campanha “Eu faço parte dessa Paróquia” para uma grande reforma na estrutura física interna e externa da Igreja.  E ela se tornou o que vemos hoje.

capela.jpg
20150719_144255.jpg
20150719_144127.jpg
gap_horizontal.png