O CARISMA

line_interna.jpg
download.png

Missão

"Educar e evangelizar, preferencialmente, os mais necessitados no corpo e/ou no espírito, com a pedagogia do amor, sendo sinal visível da ternura de Deus"

 Visão

“ser província de uma profunda espiritualidade, auto-sustentável, com os membros e parceiros motivados, se sentindo família, promovendo a vida em plenitude, animados pelo carisma”

Valores

Confiança na providência - Depositar nossa confiança na providência, que é essencialmente o amor de Deus Pai que se interessa por todos e por cada um em particular, possibilitando o surgimento e a manutenção das obras guanellianas.

Competência - Desenvolver nossas competências intelectuais, físicas e espirituais, buscando o aperfeiçoamento que contemple o saber, o saber fazer e o saber ser, com base nos princípios éticos e morais.

Transparência - A transparência é característica do nosso agir como guanellianos, pois revela os pensamentos e os afetos da pessoa. Sua origem é a verdade que provêm do coração e conduz a exprimir-se com o outro a partir do que se é.

Espírito de Família - Vivenciar um espírito de família como um dos elementos centrais do carisma guanelliano, envolvendo a todos com amabilidade e solicitude, visando estabelecer relação de fraternidade e de acolhida.

Inovação Criativa - Abrir-se corajosamente para o novo com criatividade, ousadia, disponibilidade e perseverança.

Valorização Integral do Ser Humano - Empenhar-se para promover física, psíquica, social, ética e espiritualmente toda a pessoa humana.

Caridade Solidária - Revelar o Amor de Deus Pai para todas as pessoas e comprometer-se, preferencialmente, com os mais desprovidos no corpo e no espírito.

A Congregação dos Servos da Caridade foi fundada, oficialmente, em 1908, na cidade de Como, no norte da Itália, por São Luís Guanella (1842-1915). O carisma: “Revelar ao mundo a ternura e o amor providente e misericordioso do Pai”, para com todos, especialmente, para com os idosos (as), os menores em estado de vulnerabilidade e as pessoas com deficiência, que eram chamados carinhosamente, pelo Fundador, como “buoni figli” – “bons filhos”.

As paróquias guanellianas devem ter uma característica profundamente ‘samaritana’, privilegiando os destinatários do carisma, acima referidos, levando-os a se sentirem, existencialmente filhos (as) queridos e amados (as) de Deus. De fato, a finalidade de toda a ação educativa e evangelizadora dos Servos da Caridade e demais ramos da ‘Família Guanelliana’, as Irmãs Filhas de Santa Maria de Providência e os Guanellianos Cooperadores (leigos que partilham o carisma).

Gale4d641610c6ad8_22022011_501pm.jpg
prifssao.jpg
gap_horizontal.png
gap_horizontal_maior.png